O Retiro do Tríduo Pascal

Este retiro anual tem como fio condutor a Liturgia da Igreja que celebra nestes 3 dias com muita intensidade, o mistério Pascal. Os ensinamentos no decorrer do retiro acompanham as celebrações da Quinta-feira Santa ao Domingo da Páscoa que nos fazem reviver o mistério da nossa salvação.
O retiro começa, então, na Quinta-feira Santa às 19h com o jantar onde é servido o cordeiro assado em recordação a Páscoa judaica, nos preparando a celebração da liturgia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio com o tradicional gesto do Lava-pés relatado no Evangelho de São João.
Em seguida, acontece a procissão de transladação da reserva eucarística para o local do reposório e a Hora Santa que nos faz entrar no Mistério da Paixão do Senhor.

 

Na Sexta-feira Santa, após os ensinamentos da manhã, celebramos a Via Sacra (com as palavras de Marthe Robin) e a Liturgia da Paixão que nos introduz ao “grande silêncio” do Sábado Santo.

 

 

A Vigília Pascal no sábado à noite, começa com o “fogo novo” na praça e com o canto do Anúncio da Páscoa, o “Exultet”. A própria liturgia desta noite santa nos dá a oportunidade de renovar as promessas de nosso batismo e de celebrar com ânimo e profundo ardor a Ressurreição do Senhor.

 

 

O retiro, então, termina na alegria renovada e irradiante após a missa do Dia da Páscoa celebrada às 9h.