O Retiro Fundamental
” Não se deve nunca ficar no limiar da alma. É preciso entrar no seu interior, descer até lá, refletir, meditar, trabalhar e deixar-se trabalhar intimamente… face a face com Deus!” (Marthe Robin)
Os Foyers de Charité recebem mais de 50.000 pessoas por ano para um retiro espiritual. Todos os adultos são bem-vindos a partir dos 18 anos, crentes ou não.
Todos são acolhidos pessoalmente no seio desta família que tem Maria por Mãe. Cada retirante se sente em casa para viver este retiro num contexto familiar com o padre e os membros da família do Foyer.
Os retiros são de 5 dias completos para permitir a formação das almas. Por isso, na tradição do Foyer, os retirantes chegam na tarde que antecede o primeiro dia e saem no dia seguinte após o término do retiro.
Os retirantes são acolhidos na segunda-feira à tarde, a partir das 16h.
Após a missa das 19h. e o jantar, há uma introdução ao retiro onde a família do Foyer se apresenta, e após os avisos práticos, o padre faz a primeira conferência introduzindo o silêncio que será vivido na semana.
O silêncio vai acompanhar toda a caminhada para permitir ao Senhor de falar ao coração de cada retirante no decorrer dos dias. O silêncio ajudará também a descansar e refazer as forças.
O retiro é ritmado pela liturgia Eucarística, os ensinamentos dados pelo padre, e os exercícios espirituais comunitários propostos, como a oração do terço, a adoração ao Santíssimo Sacramento exposto, a Via sacra na sexta-feira e outros.
As refeições servidas nas mesas pela família do Foyer é tomada em silêncio com uma música suave para ajudar a guardar a Palavra recebida.
Cada dia tem um tema específico e a caminhada bíblica dos 3 primeiros dias nos prepara ao mergulho do 4º dia, graças a Hora Santa de quinta-feira à noite. Na sexta-feira, o tema da Redenção é abordado antes de reler no sábado pela manhã os sete pedidos do Pai Nosso. Esta última meditação juntamente com o ensinamento sobre a Virgem Maria nos prepara, então, ao momento cume da conclusão do retiro.
Acontece a conclusão do retiro no sábado à noite, com a liturgia de “Renovação das Promessas Batismais e a Consagração à Virgem Maria segundo a fórmula de São Luís Grignion de Montfort”, sendo assim cada um renovado na graça do seu batismo e Nossa Senhora se compromete a guardar as graças recebidas no retiro. Logo após, temos o nosso jantar festivo.
Assim no decorrer dos dias, cada um faz um caminho que lhe é próprio no contexto eclesial da família do Foyer que se une aos retirantes fazendo uma experiência do Senhor e da sua presença. Desta forma, a experiência espiritual é como que estruturada pelo ensinamento que pretende abarcar todo o mistério da fé em 20 palestras afim de dar uma estrutura sólida como fundamento para a nossa caminhada na Igreja.
A despedida acontece no domingo após a participação da missa das 09.00h. Os fiéis que vem de fora para também participarem desta missa dominical no Foyer, são ajudados pelos retirantes da semana, com a sua simples presença, a mergulharem no mistério da fé, pois são todos felizes e renovados na graça do seu batismo após uma semana de silêncio com Maria.
Marthe Robin que tinha este grande dom da intercessão continua a acompanhar cada retirante para que através dele(a) e da obra de regeneração realizada nele(a), aconteça este grande Pentecostes de Amor que Jesus quis realizar nos tempos atuais, na graça do Concílio Vaticano II com o apostolado dos leigos.
O retiro de silêncio é também um retiro de formação da consciência cristã. Confira com a fala do Pe. Bernard neste vídeo.