( Membros e amigos da Família do Foyer )
Nossa Família do Foyer de Mendes…
Uma vida de família, de oração, de alegria e de trabalho…
Nossa pequena família do Foyer de Mendes é fonte de verdadeira alegria na nossa convivência do dia a dia. A vida no Foyer é intensa, mesmo fora dos períodos de retiros, sendo ritmada pela oração e o trabalho.
No centro das nossas vidas consagradas, padre e leigos juntos, temos a Eucaristia cotidiana que nos alimenta com o Pão da Vida.
A missa é celebrada todos dias pela manhã, após um tempo pessoal de adoração diante do Santíssimo Sacramento exposto, e rezada com o ofício litúrgico das Laudes.
Assim, cada dia começa com uma vida intensa de união com o Senhor e consagração à Virgem Maria. O café da manhã que segue imediatamente após a missa é bem reforçado com ovos frescos das galinhas do Foyer, geleia caseira com frutas da propriedade, pão feito em casa, e tudo o que possibilita um trabalho intenso e produtivo, cada um segundo suas competências e responsabilidades próprias no Foyer.
Alguns funcionários nos ajudam na parte externa, que é bem extensa, para que a nossa casa seja sempre arrumada e bem disposta, tanto no exterior quanto no interior, para os retirantes que temos a missão de acolher.
Assim, podemos dedicar todo o nosso cuidado às pessoas que vem passar uma semana no Foyer dentro dos retiros marcados, sejam eles de uma semana completa ou mesmo de fim de semana.
Esses retiros acontecem sempre no contexto de silêncio, o que permite uma escuta mais profunda da Palavra de Deus e de atenção uns aos outros.
Somos todos levados a exercer uma verdadeira caridade fraterna entre nós durante todo o retiro, ficando os membros do Foyer atentos para que cada um dos retirantes se sinta plenamente em casa e sem preocupações.
No final do retiro, num clima de liberdade, torna-se manifesta esta novidade experimentada no tempo do retiro, que é uma caridade fraterna que brotou do silêncio e da presença do Senhor e da Virgem Maria.
Na realidade, os retirantes estão experimentando uma graça sobrenatural de “amor fraterno”, aquele mesmo que a gente é chamado a viver sempre mais e mais na nossa vida ordinária de família e de trabalho.
Assim, para nós, membros do Foyer, cada retiro, mas especialmente aqueles de 5 dias de silêncio completo, nos renova profundamente na nossa própria vocação de doação de nós mesmos para que outros sejam preenchidos.
Marthe Robin que fundou esta Obra do Senhor Jesus dizia : “Esqueci-me a mim mesma e fui feliz”.
Então, é esta mesma graça que Marthe experimentou e transmitiu aos membros do Foyer que estamos também experimentando, a alegria do dom de si ao benefício dos outros. E é este esvaziamento na dedicação em servir que nos enche de alegria e de paz profunda além do “bom cansaço” do final de cada retiro…
Apresentamos brevemente nossa vida de família, não deixando de omitir alguns elementos da nossa missão, pois nossa vocação de viver uma família espiritual é voltada inteiramente para a missão que nos sustenta, como sustenta a própria Igreja.